Imprimir

Enfim, saiu o Joomla 1.6

Publicado em .

Joomla 1.6
Depois da grande espera da comunidade Joomla!, enfim foi lançado no último dia 10 de Janeiro a versão estável do Joomla 1.6. Muitas pessoas já se perguntam qual o prazo para sair o primeiro patch de atualização e pelos rumores que tenho ouvido ele não deve demorar muito para sair, então será que vale a pena usar a versão 1.6 neste momento?

Eu fico meio receioso em usar a versão 1.6 nos sites dos meus clientes por enquanto, até por que lembro bem quando tivemos um grave problema de segurança na versão 1.5.7 no ano de 2008, vésperas da realização do Joomla Day Brasil em São Paulo e o site ficou fora do ar por alguns minutos, mas nada que fosse resolvido pequenas horas depois com a atualização da versão e a rápida resposta da comunidade de desenvolvedores do CMS Joomla que detectaram o problema e minutos depois já haviam disponibilizado o mesmo para atualização.

A verdade é que ainda temos poucas extensões para a versão 1.6, e como bem sabemos nessa versão não existe mais o "legacy mode". Quase todos os sites dos meus clientes estão usando a versão 1.5.22 e não tenho intenção de sugerir a mudança para a nova versão nos próximos meses. Ainda temos o Portal da Unaerp que está rodando na versão 1.0, já sugeri a migração para o alto escalão da instituição, mas como deixei bem claro sou contra migrar a versão e continuar com o mesmo lay-out/template, é preciso reformulá-lo e dar uma cara nova para o site da instituição que atualmente trabalho.

Ainda não testei a fundo a versão 1.6, mas pelo que tenho lido ela está mais atraente e rápida e com APIs avançadas que oferecem oportunidades novas para integração de aplicações para expansões de novos mercados. Cheguei a escrever um artigo o ano passado mostrando as principais novidades da versão 1.6 e com um vídeo do Andrew Eddie bem longo mostrando tudo isso.

Caso tenha interesse em testar a nova versão, clique aqui para fazer o download do Joomla 1.6 e graças ao belo trabalho da comunidade brasileira liderada pelo nosso amigo Fabricio mais conhecido por FabMak já temos o pacote de tradução do Joomla 1.6.

Seja bem vindo Joomla! 1.6 e sucesso é o que nos da comunidade Joomla no Brasil desejamos.

Abraços,

julianoaugusto.com

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

logo bretaoboots


aboutme