Imprimir

Foi-se a LatinoWare e que venha o Joomla Day RJ

Publicado em .

foz rioHoje faz duas semanas que foi encerrada a 10ª edição de um dos maiores encontros de Software Livre da América Latina, a LatinoWare.

E hoje também estamos há duas semanas do Joomla Day Rio de Janeiro que será realizado em uma das praias mais famosas do mundo, Copacabana.

Devido a falta de tempo para escrever algo por aqui, pois venho estudando e trabalhando com outras tecnologias (ERP Dynamics AX) nos últimos meses, neste post falarei um pouco sobre esses dois eventos relacionados a Software Livre e o que podemos esperar para 2014.

Dentro da LatinoWare 2013, assim como na última edição, ocorreu um evento em paralelo definido como LatinoCMS, que foi um espaço para divulgação dos CMS's Open Source e que tivemos neste ano representantes das comunidades Drupal, Joomla e Wordpress. Conseguimos colocar duas palestras sobre o CMS Joomla na grade desta edição. Uma delas proferidas por mim, onde mostrei aos participantes do evento as principais novidades do Joomla 3.2 e também as melhores práticas com o seu site Joomla e um checklist antes de lançá-lo na web. Na outra palestra, Ben Hur Morais do Joomla Tchê apresentou um projeto de inclusão digital usado em comunidades carentes do Rio Grande do Sul usando o CMS Joomla. Além dessas duas palestras, também participamos de uma mesa redonda para discussão sobre os prós e contras de cada CMS que estavam representados no LatinoCMS.

Latinoware

Foi um evento gratificante e produtivo, tivemos o prazer de conhecer e trocar ideias com os gringos canadenses da OpenShift que estudam um quickstart do Joomla para a plataforma deles, além também de começar a discussão sobre um projeto de evento que reuna os principais CMS's do mercado e que demos o pontapé inicial durante o Latinoware para que este evento, já denominado BrazilCMS, ocorra no segundo semestre de 2014 em local e data ainda a ser definido.

Nossa ideia para o LatinoWare 2014 é de apresentar o Joomla de forma mais prática, em oficinas "mão na massa", e isto foi proposto junto a organização do evento que gostou muito da ideia. Deixo aqui já meus agradecimentos a todo o pessoal da organização da LatinoWare e também ao anfitrião Joomleiro Claudeir pela ótima receptividade que tivemos durante o evento.

jdayrio

Bom agora falando de Joomla Day, (hummm... como gosto de participar desse evento e reencontrar a "Família Joomleira" d:-) será realizado nos dias 15 e 16 de Novembro o Joomla Day Rio de Janeiro, primeira edição regional do evento, já que em 2009 tivemos a edição nacional realizada aos pés do Pão de Açucar, na Praia Vermelha.

Convido a todos os entusiastas do Software Livre e do Joomla para participarem do evento que acontecerá num hotel em frente a praia de Copacabana. Este é o primeiro Joomla Day Regional realizado no Brasil com a presença de palestrantes internacionais. Teremos a francesa Valérie Isaksen, que irá palestrar e proferir um curso de certificação do VirtueMart, que é um dos componentes de e-commerce mais utilizados no Joomla e também a presença do chileno Guillermo Bravo, Membro do Joomla! Community Leadership Team. A programação do evento está bem diversificada e teremos ótimas palestras e oficinas, vale destacar a presença dos meus amigos Júlio Coutinho, Luiz Weber e Alan Sanches além das Joomleiras Vanézia, Liliam e Marisa.

Meu intuito neste evento além de obter e compartilhar conhecimento será de apresentar caminhos para a comunidade Joomla se fortalecer dentro dos eventos de Software Livre para o próximo ano e também lançar nossa proposta de realizar o Joomla Day Brasil 2014 na cidade de São Paulo.

E você, já fez sua inscrição para o #JDayRio ? Tá esperando o quê corre lá, aliás clique aqui e garanta hoje mesmo sua presença.

Se não conseguirem hospedagem no Rio para o evento, (afinal é feriado, sol trincando e praias lotadas) podem procurar o Elvis Martins ou a organização do evento, pois fechamos um quarto num hostel há apenas 3 quadras do local do evento em Copacabana com diárias num preço bem camarada (cerca de R$ 50,00 a diária).

Gostaria desde já parabenizar os organizadores do Joomla Day Rio de Janeiro, Ariadne e Helvécio e a toda JUG Carioca. Em breve chegaremos na cidade maravilhosa para prestigiá-los e contem comigo para o que precisarem.

 

julianoaugusto.com

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

logo bretaoboots


aboutme