Histórico Profissional

sL e Joomla

Desde o ano passado não escrevo nada aqui no meu blog e este deve ser o único post que terei tempo para escrever durante os próximos meses. Apesar de ter me afastado um pouco da comunidade Joomla nesses últimos meses devido a um novo desafio profissional que assumi no final de 2014 e também por não concordar com algumas coisas que vem acontecendo na comunidade Joomla tanto a nível nacional quanto internacional é que resolvi escrever esse post informando aos internautas que me seguem o motivo da minha ausência e também divulgando alguns eventos de Software Livre que acontecerá nos próximos meses e que estarei palestrando. 

Antes de começar a falar do que está por vir, gostaria de informar o que já aconteceu e muitas pessoas que me seguem já estão sabendo, porém muitas ainda não sabem.

Desde Dezembro de 2014 fui contratado como Analista de Sistemas do Grupo São Francisco (SF) e tenho várias ideias e projetos para implantar o uso do Software Livre e Joomla neste grupo. E o primeiro passo já foi dado, quando a mim foi solicitado o desenvolvimento da intranet do Grupo SF que hoje conta com mais de 3 mil funcionários e é considerado a 4ª maior operadora de saúde do Brasil. A Intranet foi lançada no inicio deste mês com acesso apenas para os colaboradores e o projeto está sendo um sucesso e muito bem avaliado pelos colaboradores e gerentes do Grupo. Para quem quiser saber mais sobre este projeto, fui convidado a palestrar nos dois maiores eventos de Software Livre da América Latina (FISL e Latinoware) e darei mais informações no decorrer do post.

Mesmo na correria do desenvolvimento deste projeto da intranet que durou cerca de dois meses eu havia feito, ainda em outubro de 2014, um compromisso com a Universidade de Ribeirão Preto/UNAERP (onde trabalhei por 15 anos e atualmente ministro uma disciplina sobre Joomla no Curso de Pós-Graduação em Sistemas Web) de organizar novamente o Joomla Day Ribeirão Preto. O #JDayRP foi um sucesso e tivemos pela primeira vez em um evento regional a presença de 2 Keynotes gringos (Ryan Ozimek-USA e Matias Aguirre-ARG) e creio que encerrei por aqui a minha parcela de ajuda a comunidade Joomla na organização desse tipo de evento (Foram 3 JDays regionais e o Joomla Day Brasil de 2014).

A comunidade Joomla tem passado por algumas tentativas de reestruturação (saiba mais neste link) e espero que tenhamos resultados significativos depois de tanta discussão em grupos privados, tanto a nivel nacional quanto internacional. Eu já perdi muito do meu tempo precioso em algumas dessas discussões e entrei em atrito com algumas pessoas por não concordar com algumas descisões tomadas e também por acusações ou achismos sem fundamento. Por este e outros motivos resolvi me afastar um pouco da comunidade que tenho muito carinho por ela e onde aprendi muito profissionalmente e fiz vários colegas e verdadeiros amigos.

Bom, mas vida que segue e vamos ao que vem pela frente né...

Devido ao case de sucesso usando o CMS Joomla no desenvolvimento da intranet fui convidado a apresentar o projeto da nova intranet do Grupo SF usando Joomla 3.4 na 16ª edição do Fórum Internacional de Sofware Livre (FISL) que é considerado o maior evento de tecnologia na América Latina e está entre os maiores do mundo. Ele é realizado anualmente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e em 2014, o evento atraiu mais de 6.000 participantes, vindos de todos os estados do Brasil e de 21 países. O evento é um espaço dedicado para discussões e desenvolvimento de Software Livre, que reúne comunidades, governo, executivos de grandes empresas, empresários, gestores, professores, pesquisadores, estudantes e profissionais dos setores público e privado. O FISL representa uma grande oportunidade para promover produtos e serviços, estabelecer parcerias, expandir a rede de contatos e promover a sua empresa e instituição. Este ano o evento será realizado de 08 a 11 de julho no centro de eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Outra novidade que surgiu após conversas durante o Joomla Day Ribeirão Preto, foi a criação da JUG (Joomla User Group) São Paulo. Iniciativa dos Joomleiros Kazuo e Pahe (O Samurai e Mago do Joomla d:-) que estão fazendo um belo trabalho na fomentação do Joomla no estado de SP e já teremos em 01 de Agosto a segunda edição do Joomla Day SP, desta vez organizada pela JUG-SP. O #JDaySP é um aquecimento para o Joomla Day Nacional que ocorrerá em Setembro em Brasília. Além de ajudá-los na organização e divulgação do evento também fui convidado a palestrar sobre "Redução de Custos e Otimização de Processos com o uso de Software Livre" e desde já faço o convite para todos os Joomleiros e Joomleiras da região para participarem desse evento que com_certeza será muito produtivo e com muita troca de conhecimento e networking.

E pra fechar o ano fui convidado novamente a palestrar na Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware) que será realizada no Parque Tecnológico Itaipu de 14 a 16 de outubro em Foz do Iguaçu/PR. A Latinoware é considerada um dos maiores e mais importantes eventos do gênero no mundo com representantes de várias nacionalidades. Na edição de 2014 o evento contou com 4.532 estudantes e profissionais de todas as áreas da tecnologia da informação na discussão sobre a importância do Software Livre. Além dos brasileiros, 225 estrangeiros marcaram presença na Latinoware, o maior grupo foi o do Paraguai seguido de Argentina, Equador, Estados Unidos, Inglaterra, México, Peru e Venezuela.

Se você que assim como eu gosta de participar de eventos para absorver e compartilhar conteúdo, fique ligado nessa sequência de eventos que já confirmei presença este ano (FISL, JDaySP e Latinoware) e se programe para participar daquele que ficar mais perto da sua cidade ou se possível participe de todos, pois recomendo e são nestes eventos que estão as melhores oportunidades para fazer parcerias, aumentar seu network e também conhecer o que de atual está sendo feito no mundo do Software Livre e também do Joomla.

Como já dizia meu amigo Bruno Ávila, pro alto e avante e nós vemos por aí,

Saudações,

julianoaugusto.com

Comentários  

 
+2 # Alessandro Veiga 21-05-2015 19:09
Show Juliano e muito legal o post nos informando sobre os eventos que ocorrem por ai e a gente nem sempre fica sabendo. Com relação a comunidade isso é assim mesmo, acontece em todo lugar que se reune duas ou mais pessoas. Você já fez e continua fazendo muito pelo joomla no brasil e sabemos que nunca vai conseguir abandoná-lo, rsrsrss Se tudo der certo terei o prazer de te conhecer pessoalmente no evento de São Paulo, vou fazer uma força de ir, abraços amigo
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Juliano Augusto 25-05-2015 08:28
Obrigado pelo seu comentário Alessandro. Abraços e nós vemos no JDaySP.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # Cristiano Consule 24-05-2015 19:00
Valeu Juliano, muito bom. Desde 2009 tento acompanhar o seu trabalho na comunidade. Vendi vários projetos falando do seu projeto na UNAERP como exemplo. Bola para frente e acho que você poderia falar mais sobre seus projetos pessoais. Meus parabens por tudo que ja fez.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Juliano Augusto 25-05-2015 08:31
Obrigado pelo seu comentário Cristiano. Fico feliz em ter ajudado de alguma forma. Abraços.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # WLADMIR 27-04-2016 19:34
boa noite
estou no ultimo período de sistema de informação e vi o seu blog sobre joomla fiquei bastante surpreso pela quantidade de conteúdo ate um dos mais completos que encontrei gostaria de manter contato estou fazendo o TCC sobre o joomla e queria ficar por dentro de todas as novidades .
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # julianoaugusto.com 27-04-2016 21:55
Boa noite Wladimir e fique a vontade para entrar em contato caso precise de alguma ajuda. Estou meio afastado do Joomla nos últimos anos e escrevendo muito pouco por aqui, mas sempre que posso ajudo algumas pessoas interessadas no Joomla e aceito alguns convites para palestrar em alguns eventos pelo Brasil.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

logo bretaoboots


aboutme